As instruções include() e include_once()



Hoje vamos ver as instruções 'include' e 'include_once', ambas são muito parecidas vamos ver as diferenças entre elas neste post, como fonte utilizei o site PHP.net que é o site oficial do PHP.


A instrução include() inclui e avalia o arquivo informado.

A documentação a seguir se aplica também a require(). Esses dois construtores são idênticos a exceção de como eles manipulam erros. Ambas produzem um Warning mas require() resultará em um Fatal Error. Em outras palavras, utilize require() se você deseja que um arquivo faltando interrompa o processamento da página. include() não se comporta da mesma maneira, permitindo que o script continue nessas situações. Em todo caso, vale a pena confirmar a configuração da diretiva include_path. Esteja avisado que um erro de interpretação no arquivo incluído não causa a parada do processamento em versões do PHP anteriores a PHP 4.3.5. A partir desta versão, causa.


Instrução include_once()

Seu comportamento é similar a instrução include(), a não ser que o arquivo informado já tenha sido incluído, não refazendo a operação novamente. Como o nome sugere, ele será incluído apenas uma vez.

include_once() pode ser utilizado nos casos em que o mesmo arquivo pode acabar sendo incluído mais de uma vez durante a execução de um script em particular, quando na verdade ele só pode ser incluído apenas uma para evitar problemas com redefinições de funções, alterações nos valores de variáveis, etc.

Exemplo de include()

variaveis.php




<?php

$cor = 'verde';

$fruta = 'maçã';

?>





teste.php



<?php

echo "Uma $fruta $cor"; // Uma

include 'vars.php';

//Após a inclusão do script vars.php

echo "Uma $fruta $cor"; // Uma maçã verde

?>


Exemplo de include_once() não diferencia maiúsculas e minúsculas no Windows




<?php

include_once "a.php"; // isto irá incluir a.php

include_once "A.php"; // isto irá incluir a.php novamente no Windows! (Apenas PHP 4)
?>


É isso ai pessoal, espero ter ajudado, até mais.

2 comentários:

Unknown disse...

Vale a pena observar que se vc utiliza include_once de um arquivo 'x' em uma determinada função, e se durante um loop por exemplo, o arquivo for requisitado novamente atraves do include_once ou require_once, isso vai transformar todas suas propriedades em NULL ...
então muito cuidado ao usar include_once ou require_once ...

kelvin.veloso@gmail.com disse...

massa

Postar um comentário

Postagens recentes Postagens antigas Inicio
Geo Visitors Map